sábado, 27 de abril de 2013

Santidade é um estilo de vida. Os seres humanos todos, em todas as partes do mundo têm seu estilo de vida. Estilos de vida estão ligados diretamente à duas coisas: escolha e cultura. Mas como essas duas estão ligadas a escolha e cultura, se quando é cultura já está enraizado na gente? Nós fazemos parte de uma cultura, nós não nascemos daquele jeito e muito menos precisaremos morrer daquele jeito.
Existem pessoas, por exemplo, que nascem em determinado tipo de família e depois por opção, decidem fazer parte de um grupo totalmente diferente daquele na qual nasceu. Nasceu em uma cultura, mas não decidiu por ela. Sendo assim é questão de escolha e de cultura. Por que tem casos que a pessoa de fato não conheceu outra realidade além daquela pra que pudesse decidir. Aí é cultura. Ok, mas o que você quer dizer com isso?
Seja por escolha, seja por cultura, nós podemos ser inseridos também no estilo de vida santidade. Às vezes nós fomos ensinados, as vezes decidimos. Assim como existem os estilos emo, hippie, reggae entre outros constituintes de tribos urbanas, também existe o estilo santo. Estou falando em ser santo, não em ser crente. Até por que um não é a mesma coisa que o outro. Pra você ser santo você precisa ser crente em Deus e que Jesus Cristo é o filho de Deus que morreu em uma cruz por amor de mim e de ti, mas que ao terceiro dia ressuscitou sendo assunto aos Céus dias depois, visto de todos os seus discípulos. Amém! Porém existem crentes que não são santos. Pois não adotaram isso como seu estilo de vida. O que não irá entrar em questão aqui.
Por que devemos ser santos?
A santidade é uma chave. Ela abre os portais do céu para que possamos nos aproximar cada vez mais de Deus. “Sem santidade ninguém verá a Deus”. (Hebreus 12,14). Isso é uma verdade bíblica. Não adianta chorar, bater os pés depois, temos que tomar a decisão hoje. Se quisermos ver a face de Deus, devemos trilhar o caminho da santidade.
O que é ser santo?
Santidade é o que a Bíblia chama de culto racional.(Romanos 12,2) é toda e qualquer expressão de adoração a Deus que envolva sacrificar a sua carne e a sua alma. Tem haver com “amar a Deus de Toda a Tua alma de todo o Teu entendimento (coração) e com todas as tuas forças (corpo)”. (Deuteronômio 6,5). Sacrificar a carne não significa ficar se cortando, ou se batendo, ou sangrando,ar por quilômetros de joelhos em uma rua, isso se chama mutilação e nosso Deus abomina isso [veja Levítico 19, 28].
Quando colocamos uma roupa sensual, por exemplo, estamos sendo lascivas. A lascívia é um pecado do corpo, que pode provocar desejos em outra pessoa que nós não poderemos suprir, e justamente por isso é pecado. O que significa que estaremos fazendo mal ao nosso irmão e fazer mal ao outro não entra no quesito amor ao próximo. Ser santo é antes de tudo pensar no meu próximo. Da mesma forma, quando um garoto dá a entender a uma garota que gosta dela, mas não tem em si interesses sérios com a moça, não quer nada sério, e busca somente uma “curtição”, ele a está defraudando. Gerando nela sentimentos que ele não poderá corresponder. Por tanto: garoto cristão não curte e garota cristã não seduz.
Tá tudo bem, mas e quando peco sozinho em meu quarto e ninguém está vendo. Bom aí você não observa os quesitos amar a Deus e o como a si mesmo. Significa que você nem ama a Deus, nem se ama. Até por que, quando pecamos não prejudicamos ninguém além de nós mesmos. Deus fica triste, mas continua sendo Deus e tendo uma natureza santa.
Como faço então para ser santo?
Existem duas maneiras chave para alcançar a tão sonhada santidade para alguns e a tão temida santidade para outros. E não há primeiro nem segundo, as duas são super importantes e uma complementa a outra. Observando meus comportamentos a Luz da Palavra e orando a Deus para que cada uma das coisas que o ferem, sejam erradicadas da minha vida para todo o sempre. O que significa que é necessário tempo de estudo da Bíblia e tempo pra oração, e exercitar. Aprenda uma lição bíblica hoje e tente praticá-la, isso vai fazer uma diferença enorme em sua vida. Isso vale pra mim, antes de falar pra, falo comigo, por que preciso tanto quanto você.
Não sou evangélico(a), preciso fazer isso?
É claro que precisa! A palavra de Deus não diz que você deve ser santo para ser evangélica. Ela diz que temos que ser santos por que ELE é Santo (1 Pedro 1,16) e pára podermos vê-lo (Hebreus 12,14). O que significa também que se jovens cristãos evangélicos não forem santos, não se iludam pois não verão a Deus por que não irão. Isso não têm haver com placa religiosa, mas com anseio do coração. Se você deseja buscar a santidade de Deus por que você o ama, Ele é fiel e justo e contemplará os desejos do seu coração. Santidade é o estilo de vida para quem é cristão. E isso é ordenança aos cristãos desde os apóstolos.
Pecados que me impedem de ser santa.
“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.(Gálatas 5, 19-21)”
Negritei idolatria por que preciso falar uma coisa. A palavra de Deus é clara: não farás para ti imagens de escultura(...)”.(Êxodo 20,2).”. Sim isto está escrito na bíblia, porém, nós os evangélicos não devemos nos gloriar de estarmos certos por que não adoramos imagem. Idolatria não é só adoração á imagens de escultura, é também, muitas vezes nós idolatrarmos um artista da TV, idolatrarmos nossos pais, um amigo, um time de futebol e outras coisas. Portanto entenda aqui idolatria como: toda coisa e/ou pessoa que rouba o lugar de Deus na sua vida. Sua atenção: internet e TV, também são idolatradas por nós, você sabia, disso?
Você não será santo(a) da noite para o dia.
Todo dia terei algo pra vencer na minha vida. Mas já posso começar com coisas básicas como criando um bom comportamento. E um tratamento amigável com as pessoas. Lembre-se, de que é passo a passo. E se você não conseguir vencer em determinadas áreas, isso não te faz a pior pessoa do mundo. Também como conseguir vencer não te faz a pior. Você tem que ver que Jesus está te observando, não para te julgar, mas para te ajudar. Uma criança não aprende a andar e a falar da noite para o adia e para Deus é isso o que você é: a criancinha do Papai. E cada passo que você dá, ele está olhando dizendo: “opa! Mais um, opa! E vai cair vai cair!”. Daí ELE te apara. Mas veja bem, existe uma diferença entre buscar santidade e tropeçar de vez em quando, e errar sempre por livre e espontânea vontade. Pecado é deslize, e não um hábito, faça a santidade seu estilo de vida e não o pecado. Lembre-se, quando você parou de tomar refrigerante por que dava celulite, você sofreu um pouquinho, mas depois virou um estilo de vida, não tomar refrigerante, não é? Da mesma maneira, os garotos, quando começaram a malhar pra ganhar massa muscular, foram se adaptando aos poucos o levantar de manhã cedo, ou não foi? Pois é, já pensou se todo o cuidado que você tem com seu corpo, você tivesse com a sua alma? Seria fabuloso, não acha?

By: Garota Cristã

0 comentários:

Comente aÊ xD

Pesquisar

Fan Page

Popular Posts

Tecnologia do Blogger.

Já é um membro?

Participe *-*

.
.